A fibromialgia Do latim: – Fibro: tecido fibroso – Mi: músculo – Algia: condição de dor , se caracteriza por dor crônica generalizada. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.
Estudos mostram que pessoas com Fibromialgia possuem uma sensibilidade maior é como se o cérebro interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Não existe uma causa exata para o desenvolvimento da Fibromialgia, pois não existe lesão dos tecidos, não há inflamação ou degeneração, entretanto algumas situações provocam piora das dores como: excesso de esforço físico, estresse emocional, alguma infecção, exposição ao frio, sono ruim ou trauma.
A Fibromialgia acomete cerca de 2,5% na população, sendo a maioria no sexo feminino (75 a 95%) das quais 40,8% encontravam-se na faixa etária de 35 a 44 anos de idade, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
O diagnóstico da Fibromialgia é essencialmente clínico e feito através dos sintomas e sinais. Os sintomas mais importantes são dor generalizada, dificuldades para dormir ou acordar cansado e sensação de cansaço ou fadiga durante todo o dia. Alguns outros problemas podem acompanhar a Fibromialgia como depressão, ansiedade, alterações intestinais ou urinárias, dor de cabeça frequente, entre outros.
O tratamento da fibromialgia é aliviar os sintomas com a melhora na qualidade de vida. A Fibromialgia não traz sequelas nas articulações e músculos,mas devido aos sintomas os fibromiálgicos apresentam uma má qualidade de vida. O principal tratamento não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com Fibromialgia é a prática regular de atividade física, tem como benefícios específicos: modulação a dor, aumento serotonina GH e IGF-1, Regulação do SNC. A prática de atividade física deve ser feita sob orientação de um profissional e deve ser realizada de forma gradativa e contínua.